Uma Palavra Amiga

Um versículo solene

19 de Março
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Mateus 7:21
Ouvir

O versículo de hoje é um dos mais assustadores no Novo Testamento. Sem rodeios, afirma que me posso perder, apesar de dizer que Jesus é meu Salvador; que eu posso ser enganado; que posso pensar que tudo está bem na minha vida religiosa quando tudo está, de facto, mal.

Mateus 7:21 é também uma das passagens mais sérias em toda a Palavra de Deus. Jesus não está com brincadeiras. Ele dedicou uma grande parte do Seu sermão inicial a dizer-nos como os escribas e Fariseus se tinham iludido a si mesmos. Agora, está a apontar para mim e para ti. Podemos estar tão enganados e desorientados como aqueles dirigentes judaicos, a não ser que prestemos atenção às Suas palavras. Não há nada mais sério em todas as palavras de ensino de Jesus do que a Sua proclamação em Mateus 7:21-23. O nosso Salvador está a falar-nos com toda a sinceridade da Sua alma. Convém que prestemos cuidadosa atenção.

Nem todos os que afirmam ser crentes em Jesus como Senhor e Salvador serão salvos, de acordo com o versículo 21. Este é um pensamento espantoso, considerando o facto de que há tanta gente a dizer que a salvação se resume a aceitar Jesus como Salvador. Nesta passagem Jesus está a advertir-nos de que ser salvo envolve mais do que meramente fazer declarações como essa.

E que mais é necessário? Jesus responde à pergunta no mesmo versículo, quando declara que devemos ser praticantes e não meros ouvintes da vontade do Seu Pai. João reforça este aspeto quando escreve que “nisto sabemos que o conhecemos”, se guardarmos os Seus mandamentos e se andarmos como Jesus andou (I João 2:3-6).

Essa é uma boa notícia. É a verdadeira certeza da salvação. Nós podemos saber! Louvado seja o Senhor!

Contudo, o que é “fazer a vontade do Pai”? Devemos lembrar-nos de que o contexto de Mateus 7:21-23 é todo o Sermão da Montanha. Jesus acabara de dedicar Mateus 5-7 a explanar a vontade de Deus para o Seu povo. Fazer a vontade de Deus é viver as Bem-aventuranças; significa ser sal e luz no nosso testemunho; significa viver a altura e a profundidade da Sua lei de amor na nossa comunidade; é amar mesmo os nossos inimigos e, dessa forma, ser semelhantes a Deus; é fazer a vontade de Deus na nossa vida de oração e na nossa mordomia; significa ter em ordem as nossas prioridades e confiar n’Ele relativamente às nossas necessidades diárias, em vez de estarmos fixados em coisas materiais; e significa recusarmo-nos a julgar os outros, e também tratá-los como gostaríamos que eles nos tratassem a nós. Fazer a vontade de Deus significará ser semelhantes a Jesus.